Conferencistas

Lionel Corbett (EUA)

Conferencista internacional

Médico Psiquiatra formado na Inglaterra, é analista Jungiano no Instituto C.G. Jung de Chicago e professor de Psicologia Profunda do Pacifica Graduate Institute, Santa Barbara, California (USA). Suas principais áreas de interesse são a função religiosa da psique, o desenvolvimento da psicoterapia como prática espiritual e a interface da psicologia junguiana e do pensamento psicanalítico contemporâneo. É autor de inúmeros artigos e livros, entre eles, Psycheand the Sacred: Spirituality Beyond Religion, The Religious Function of the Psyche, e The Sacred Cauldron: Psychotherapy as a Spiritual Practice. Fundou o The Psyche and the Sacred Program. Nos EUA, foi responsável por pesquisas fundamentais sobre a bioquímica do cérebro, tendo iniciado um dos primeiros programas da psicologia do envelhecimento.

Sonu Shamdasani (Inglaterra)

Conferencista internacional

Nascido em Singapura mas residente em Londres, Sonu Shamdasani é um eminente historiador junguiano. Ministra cursos sobre História de Jung no Wellcome Trust Center for the History of Medicine, no University College London e é um dos fundadores e editor geral da Fundação Filemon. Mestre em História da Ciência e da Medicina pela University College London / Imperial Collegee  Ph.D. em História da Medicina da WIHM / UCL. Seus escritos se concentram em Carl Gustav Jung e cobrem a história da psiquiatria e psicologia desde meados do século XIX até os tempos atuais, editor do Livro Vermelho escrito por Carl Jung e demais escritos de Jung.

Eduardo Lomando

Conferencista nacional

Psicólogo, mestre e doutor em psicologia social, especialista em psicologia clínica sistêmico-cognitiva, professor e coordenador de pós-graduação em psicoterapia e criador da TMS – terapia dos movimentos sistêmicos, coordenado do NAPSE – Núcleo de atendimento e promoção de saúde em sexualidade e Gênero.

Jose Claudio Casali da Rocha

Conferencista nacional

Médico, doutor em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente e pós-doutorado em Farmacogenética pelo St Jude Children’s Research Hospital. Fundou o departamento de Oncogenética do Hospital AC Camargo em 1998 e retornou ao Brasil em 2005 como pesquisador sênior do Instituto Nacional de Câncer onde foi diretor medico do Banco Nacional de Tumores e DNA (BNT-INCA), desenvolvendo sua linha de pesquisa em Oncologia Translacional. Em 2012 fundou o Serviço de Oncogenética do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba e desde 2013 é professor de Graduação do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncologia e Genética, atuando principalmente em pesquisa translacional nos seguintes temas: oncogenética, susceptibilidade ao câncer, farmacogenética, banco de tumores e DNA, pesquisa clínica, e biologia dos tumores.

Roberto Gambini

Conferencista nacional

Analista junguiano, conferencista e ensaísta. Formou-se em Ciências Sociais pela USP e é Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Chicago. Depois de lecionar Ciência Política na Unicamp, nos anos 1970, partiu para uma formação em Psicologia Analítica no Instituto Carl Gustav Jung de Zurique. É membro da Sociedade Suíça e da Sociedade Internacional de Psicologia Analítica. Sua grande preocupação intelectual tem sido confluir a psicologia junguiana e as ciência sociais. É autor de diversos livros: “O Duplo jogo de Getúlio”, “Outros 500,uma conversa sobre a alma brasileira” (entrevistado por Lucy Dias), “Espelho Índio- A Formação da Alma Brasileira”, “A Voz e o Tempo, reflexões para jovens terapeutas”, “Anima e Cultura”.

VheráPoty, Relâmpago Florido

Conferencista nacional

Professor Mbyá Guarani da aldeia de Ibiguaçu/SC, Ex-cacique da aldeia de Itapoã/RS. Foi professor de dança da aldeia do Canta Galo, ensinou a língua Guarani na UFRGS durante 8 anos através de diversos cursos de extensão. Intelectual Indígena com publicação “Os Mbyá Guarani” e entrevista no livro educação ameríndia: dança e escola Guarani, publicado pela EDUNISC.