Departamentos

Com o objetivo de ampliar o pensamento Junguiano o IJRS criou vários departamentos, os quais oferecerão ao público uma gama de informações e atividades. São eles:

DEPARTAMENTO SOCIAL

OBJETIVO GERAL
O Departamento Social tem como finalidades principais, a promoção de atividades voltadas a ações solidárias que visem o bem comum da sociedade onde atua, entendendo que é missão do IJRS promover a psicologia analítica como ciência viva, vinculada da realidade social; e ainda cabe a este departamento organizar atividades de integração, confraternização e participação dos profissionais do IJRS e entidades parceiras.

COORDENAÇÃO: Rosa Brizola

 

DEPARTAMENTO DE LITERATURA

OBJETIVO GERAL
O Departamento de Literatura tem cono objetivo promover uma aproximação, com o público geral, entre a Psicologia Analítica e a Literatura, através da discussão de livros, crônicas, filmes e músicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aproximar a Psicologia Analítica da Literatura, através do entendimento simbólico literário, oferecendo uma visão sinóptica à discussão.

COORDENAÇÃO: Joyce Werres
COLABORADOR (ES): Rose Mary Kerr de Barros e Fernando Massignan

 

DEPARTAMENTO DE GÊNERO E SEXUALIDADE

PROPOSTA
Fazer uma reflexão sobre a sexualidade Humana e suas formas de vivencia-la tendo como objetivo ampliar e entender este aspecto do ser humano. Para tal será proposta uma discussão entre os integrantes do grupo, IJRS e pessoas convidadas.

OBJETIVOS
Ampliar o entendimento das questões relativas a sexualidade e gênero trazidas pelo paciente na clínica e assim ajuda-lo a desenvolver uma identidade positiva sobre si desenvolvendo um absoluto respeito por sua sexualidade, sua cultura e seu estilo de vida.

COORDENAÇÃO: Rogério Mesquita
COLABORADOR (ES): Claudia Penalvo

 

DEPARTAMENTO DE ARTETERAPIA E MITOS

OBJETIVO GERAL
O Departamento de Arteterapia e Musicoterapia têm como finalidades principais, apresentar a arte como representação da vida, como um recurso mediador de interação entre pessoas e veículo para a criatividade; e através de atividades voltadas para este fim, propiciar ações de permanente diálogo com as artes em geral, desenvolvendo a interlocução da Psicologia Analítica com as mais variadas formas de expressão artística.

COORDENAÇÃO: Corina Post
COLABORADOR (ES): Telma Ripoll

 

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS SOBRE ESPIRITUALIDADE

OBJETIVO GERAL
Promover reflexões e debates entre os profissionais da área da saúde mental e o público em geral sobre as relações entre espiritualidade e saúde;Promover a integração entre os demais Núcleos de Estudo da área e o IJRS;Convidar profissionais de áreas afins para participação nas atividades do Núcleo visando à integração de conhecimentos;Promover o estudo da cultura religiosa em vários âmbitos através de um espaço multidisciplinar.

COORDENAÇÃO: Anahy Fagundes Dias Fonseca
COLABORADOR (ES): Gelson Roberto, Michelle Ponzoni dos Santos e Alexandre Fontoura dos Santos

 

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA INFANTIL

OBJETIVO GERAL
O Departamento de psicologia Infantil tem por objetivo abrir um espaço para maior conhecimento e reflexão sobre a prática clínica da psicologia infantil. Espaço esse em que possamos contribuir e participar de trocas entre profissionais,educadores e comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Considerar e tornar de conhecimento público as ideias de Jung sobre a Infância é uma atitude de respeito a nossa teoria e a criança; dialogar com os demais Institutos Junguianos, além de fortalecer laços com a AJB amplia o conhecimento e fortalecimento de uma psicologia da criança; relação e integração com os demais membros de nosso Instituto, como estagiários, alunos do curso de especialização e formação, colegas, professores para contribuir para o crescimento e desenvolvimento da nossa proposta e do desejo de ter no Instituto Junguiano do RS um referencial na psicologia infantil; refletir sobre a nova geração de crianças Y ou geração do milênio como estão sendo chamadas estas crianças nos meios acadêmicos e na mídia, que estão chegando aos nossos consultórios com diagnósticos de hiperatividade, déficit de atenção etc.; levar nosso projeto os pais e educadores através de encontros e palestras com profissionais não só do Instituto como também de outras áreas . Que através do desejo e da vontade, abençoados por Eros deus do amor e da relação possamos concretizar nossa proposta.

COORDENAÇÃO: Jussara Gandolfi

 

DEPARTAMENTO DE CORPO E ALMA

OBJETIVO GERAL 
O Departamento CONSCIÊNCIA FEMININA e CORPO tem como objetivo abordar a relação corpo/psique a partir da perspectiva junguiana da alma, que de acordo com Jung faz a conexão entre a vida instintiva e a vida espiritual. Esta integração entre o físico e o psíquico constitui a base do desenvolvimento da Consciência Feminina. Neste sentido enfocaremos o entrelaçamento dessas duas instâncias através de atividades voltadas para este fim.

ATIVIDADES PROPOSTAS 
COORDENAÇÃO: Anita Mussi
COLABORADOR (ES): Grace Gandolfi