XXV Congresso da AJB – Emergências – RS

Carregando Eventos

XXV Congresso da AJB – Emergências – RS

14/11/2019 @ 08:00 - 17/11/2019 @ 17:00

14 nov 08:00 - 17:00

Dall’Onder Grande Hotel

O XXV Congresso da Associação Junguiana do Brasil – AJB será realizado em Bento Gonçalves/RS, de 14 a 17 de novembro de 2019, com o tema Emergências.

Nossa ideia é promover um grande fórum de reflexão, num espaço diversificado para um debate criativo. Além de nossos convidados internacionais, Lionel Corbett (EUA) e Sonu Shamdasani (Inglaterra), já confirmados, convidamos a todos a participarem da apresentação de trabalhos no congresso. O envio dos trabalhos para avaliação será de 20 de novembro de 2018 a 20 de fevereiro de 2019. Serão aceitos trabalhos nas modalidades de pôster, tema livre e mesa redonda. As informações detalhadas vão estar no site a partir da data do início de entrega dos mesmos e para isso será necessário a confirmação da inscrição no congresso. Aproveitamos para convidá-los a aproveitar o grande desconto inicial, por tempo limitado, com a promoção todo mundo paga meia, no valor de R$ 700,00 reais que será lançada em breve.

A escolha do tema, EMERGÊNCIAS, é uma provocação ao momento crítico que vivemos. De um lado ele significa urgência e pede uma ação imediata diante de algo que se impõe pela gravidade. De outro, significa os processos ou sistemas emergentes, movimentos que se movimentam no inconsciente coletivo e cultural, forças que forçam o reconhecimento e tendências que começam a tomar forma. Com isso queremos refletir o que a Psicologia Complexa de Carl Gustav Jung tem a oferecer sobre essas questões. Que desafios, mudanças e exigências são emergenciais e emergentes. Quais as saídas criativas e recursos a Psicologia é convocada a reconhecer e buscar. O que já não cabe mais? Emergências nos convida a pensar as imagens e fantasias arquetípicas que constelam nesse momento em nossas vidas.

No seu trabalho “Um Mito Moderno Sobre Coisas Vistas no Céu”, onde tratava das aparições e avistamentos de OVNIS, Jung estava justamente chamando a atenção a esses elementos emergentes como possibilidades e jogo compensatório à realidade atual. Assim, queremos convidar a todos para juntos refletirmos a cerca destes sinais e das novas configurações que se apresentam no campo da psique em todas as suas expressões, determinando cuidado e consideração. O que corre nas raízes rizomáticas de nosso terreno psíquico? Que forças sombrias se movem diante das imagens da consciência coletiva? Que conteúdos emergem buscando reconhecimento? Por que algumas fantasias exercem tamanho fascínio?

TEMAS E SUBTEMAS PARA O ENVIO DOS TRABALHOS:

TEMAS LIVRES:
Psicologia Junguiana e Interfaces.

PÔSTERES E MESA REDONDA:
Emergência e a irredutibilidade, imprevisibilidade e não-aditividade (“o todo é mais do que a soma das partes”). Processos emergentes na sociedade atual, mudanças tecnológicas, econômicas, políticas, biológicas, culturais e comportamentais no contexto da crise atual. Movimentos individuais e grupais de adaptação à novas situações. Novas experiências coletivas, novas mentalidades, hábitos e práticas que se formam, trazendo nova difusão cultural. Estado de expectativas, crises, concepções e dúvidas e incertezas quanto ao futuro e novas saídas criativas. Conhecimento distribuído, a criatividade colaborativa e a vida artificial, trazendo uma revitalização do nosso estado de ser e renovações das condições e construções do que chamamos de realidade. A psicologia complexa e sua dimensão multi e transdisciplinar em suas perspectivas não-lineares. Vetores como simultaneidade, ressonância, complementaridade, conectividade, a ilusão da separatividade, o comportamento paradoxal e antinômico do arquétipo.

Comissão Científica do Congresso/2019
AJB/IJRS

 

Mais informações em breve no site https://www.ijrs.org.br.

Detalhes

Organizador

Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul – IJRS

Local

Dall’Onder Grande Hotel

R. Herny Hugo Dreher, 197 - Planalto.
Bento Gonçalves - RS, RS 95700-000 Brasil

+ Google Map