Histórico

O Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul, filiado à AJB (Associação Junguiana do Brasil) e à IAAP (International Association for Analytical Psychology), é resultado do esforço de três analistas preocupados em semear no RS um campo fértil para que o pensamento de Jung pudesse se desenvolver de maneira criativa e profunda.

No que pese o esforço de outras pessoas em desenvolver o pensamento junguiano, era necessário um espaço mais formalizado com todas as inserções possíveis e ligação com o movimento junguiano internacional. Cada um com sua história pessoal e profissional, encontraram-se Malvina McNeill do Instituto Junguiano de Los Angeles (Estados Unidos), mas filha da nossa terra, com Eliane Berenice Frota Luconi e Gelson Luis Roberto, ambos ligados ao Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, missioneiros radicados em Porto Alegre.

Depois de vários encontros, entre encantamentos, riquezas e descobertas mútuas, resolveram fundar o Instituto que foi aprovado em assembléia pela Associação Junguiana do Brasil. Com todas as formalidades e critérios estabelecidos, foi fundado em 30 de outubro de 2002, na cidade de Porto Alegre, em Assembléia Geral que reuniu então os membros fundadores: os analistas Eliane Berenice Frota Luconi, Gelson Luis Roberto e Malvina McNeill. Nesta Assembléia foi apreciada por unanimidade a indicação de Gelson Luis Roberto como primeiro Diretor Presidente do IJRS, desenvolvendo sua gestão pelo biênio 2002/2003. A Comissão Administrativa e Fiscal ficou sobre a responsabilidade de Eliane Berenice Frota Luconi e como Diretora de Ensino foi indicada e aprovada a Sra. Malvina McNeill.

Como Associação de direito privado, de caráter civil, sem fins lucrativos, o IJRS destina sua renda e doações ao cumprimento de suas funções básicas, o desenvolvimento das idéias de Carl Gustav Jung e sua contribuição ao progresso da ciência psicológica. Assim, torna-se o quinto Instituto da AJB, integrando com São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campinas, uma grande rede de intercâmbio e desenvolvimento das idéias da Psicologia Analítica.