Núcleos

Com o objetivo de ampliar o pensamento Junguiano o IJRS criou vários departamentos, os quais oferecerão ao público uma gama de informações e atividades. São eles:

_______

NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DOS COMPLEXOS CULTURAIS – POLÍTICA E INDIVIDUAÇÃO

OBJETIVO GERAL
Esse departamento tem por foco o estudo dos fenômenos culturais, sociais e políticos do Brasil e do mundo, na sua interface com os processos psíquicos. Visando apresentar questionamentos e também promover atividades que representem a perspectiva da Psicologia Analítica sobre estas temáticas contemporâneas e relevantes para a compreensão do mundo na atualidade.

COORDENAÇÃO: Rosa Brizola Felizardo e Patricia Flores de Medeiros

_______

NÚCLEO DE LITERATURA

OBJETIVO GERAL
O Departamento de Literatura tem cono objetivo promover uma aproximação, com o público geral, entre a Psicologia Analítica e a Literatura, através da discussão de livros, crônicas, filmes e músicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aproximar a Psicologia Analítica da Literatura, através do entendimento simbólico literário, oferecendo uma visão sinóptica à discussão.

COORDENAÇÃO: Joyce Werres
COLABORADOR (ES): Rose Mary Kerr de Barros e Fernando Massignan

_______

NÚCLEO DE GÊNERO E SEXUALIDADE

PROPOSTA
Fazer uma reflexão sobre a sexualidade Humana e suas formas de vivencia-la tendo como objetivo ampliar e entender este aspecto do ser humano. Para tal será proposta uma discussão entre os integrantes do grupo, IJRS e pessoas convidadas.

OBJETIVOS
Ampliar o entendimento das questões relativas a sexualidade e gênero trazidas pelo paciente na clínica e assim ajuda-lo a desenvolver uma identidade positiva sobre si desenvolvendo um absoluto respeito por sua sexualidade, sua cultura e seu estilo de vida.

COORDENAÇÃO: Rogério Mesquita
COLABORADOR (ES): Sheila Simões e André Castro

_______

NÚCLEO DE ARTETERAPIA E MITOS

OBJETIVO GERAL
O Departamento de Arteterapia e Musicoterapia têm como finalidades principais, apresentar a arte como representação da vida, como um recurso mediador de interação entre pessoas e veículo para a criatividade; e através de atividades voltadas para este fim, propiciar ações de permanente diálogo com as artes em geral, desenvolvendo a interlocução da Psicologia Analítica com as mais variadas formas de expressão artística.

COORDENAÇÃO: Corina Post
COLABORADOR (ES): Telma Ripoll

_______

NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE ESPIRITUALIDADE

OBJETIVO GERAL
Promover reflexões e debates entre os profissionais da área da saúde mental e o público em geral sobre as relações entre espiritualidade e saúde;Promover a integração entre os demais Núcleos de Estudo da área e o IJRS;Convidar profissionais de áreas afins para participação nas atividades do Núcleo visando à integração de conhecimentos;Promover o estudo da cultura religiosa em vários âmbitos através de um espaço multidisciplinar.

COORDENAÇÃO: Gelson Luís Roberto
COLABORADOR (ES): Anahy Fagundes Dias Fonseca, Michelle Ponzoni dos Santos e Alexandre Fontoura dos Santos