Propostas

São propostas do IJRS, comprometer-se com programas culturais, o incentivo à produção de pesquisas e trabalhos científicos, colaborar com publicações bem como promover intercâmbios com Instituições afins e Universidades que qualifiquem a Psicologia Analítica.

Atento à comunidade, propõem-se a criar sistemas de atendimento analítico para pessoas carentes. A criação de uma biblioteca especializada busca incentivar e promover a Psicologia Analítica e áreas do conhecimento relacionadas a profissionais, estudantes e população em geral sempre que for possível. Promover a formação e o aperfeiçoamento de analistas segundo os critérios da AJB (Associação Junguiana do Brasil) e da IAAP (International Association for Analytical Psychology) é fundamentalmente, um dos grandes compromissos do IJRS.

Contudo, é como fruto da comunhão, de uma memória viva feita de história e sentido, que o IJRS vem se firmando como um lugar de diálogo, de celebração, num espírito de colaboração, onde cada encontro é uma experiência e não apenas uma troca de informação. Abrindo-se para o paradoxal, onde não há realizações sem fracassos, vitória sem derrotas, o Instituto é inspirado numa atitude de acolhimento e respeito, atento para tudo o que está acontecendo no mundo, na ciência, na natureza, no ser humano.

Jamais esquecendo o “mistério maior” , a força que está além e aquém da vida humana que se desvenda no dia-a-dia de cada um, como um código que revela resultados mas que nunca anuncia garantias, o IJRS aprovou o disco de Phaistos como a logomarca que o caracteriza. Obra encontrada na Ilha de Creta, há 95 anos, o disco de Phaistos é um sistema de escrita antigo, que lingüistas ainda são incapazes de traduzir. Conduzindo a mensagem do mistério, esta imagem vem lembrar em cada comunicado do Instituto, que o psiquismo humano é um grande enigma e seu conteúdo, nunca é totalmente decifrável.

Priorizando a educação, a formação e o aperfeiçoamento de seus membros, o IJRS zela pela seriedade da prática profissional, imbuindo-os da importância de se comprometerem por inteiro em todas suas atividades, para que não necessitem ”transmitir verdades”, mas que sejam verdadeiros no que transmitem.